AMP – Prós e Contras dessa tecnologia

Benefícios em Usar o Google AMP

Usar a tecnologia Google AMP no seu site WordPress garante alguns benefícios instantâneos. Os três principais deles são:

  • Melhora o SEO
    Esse é o benefício mais óbvio e significativo de usar Google AMP. Considerando que a velocidade de carregamento de um site é um dos fatores mais importantes de ranqueamento no Google, a tecnologia pode fazer com que seu site receba muito mais tráfego. Além disso, ela também garante que seu site apareça no Google Notícias.  
  • Aprimora a Experiência do Usuário
    O Google AMP otimiza um site para que ele seja bem mais amigável à experiência do usuário com uma página em um dispositivo móvel. Isso recebe uma importância ainda maior levando em conta que 57% dos usuários da web não recomendam sites de negócios que são mal otimizados para mobile.  
  • Melhora o Desempenho do Servidor
    O Google AMP se benificia de alguns recursos de otimização do próprio Google. Sendo assim, ele reduz o uso de banda em imagens em 50% sem afetar a qualidade delas. Enquanto isso, o desempenho do servidor não é afetado, o que garante também a performance geral do seu site, que mantém a velocidade lá em cima. 

O que é o formato AMP?

O padrão de código aberto Accelerated Mobile Pages (AMP) permite-lhe criar páginas Web que são carregadas rapidamente em navegadores para dispositivos móveis. Para ajudar a proporcionar uma melhor experiência do utilizador de dispositivos móveis, pode criar versões AMP das suas páginas de destino

Contras de Usar o Google AMP

Usar o Google AMP também tem seus pontos negativos. Os três principais deles são:

  • Limitações com CSS e JavaScript
    Ainda que o Google AMP melhore o tempo de carregamento das páginas de um site, ele também traz limitações com CSS e JavaScript. Por conta disso, animações elaboradas, gráficos complexos e objetos em flash serão removidos ou nem carregados.
  • Mostra Somente Páginas em Cache
    O aumento na velocidade do carregamento de sites pelo Google AMP se deve ao fato de que ele também só mostra páginas e conteúdos já armazenados em cache. Isso quer dizer que pode ser que os visitantes ou leitores de um site não tenham acesso aos conteúdos mais recentes.
  • Restrições em Publicidade
    O Google AMP tem suporte a anúncios. Ainda assim, as opções são restritas. Fora que o processo de implementação é consideravelmente complicado. E não existe integração com plataformas externas de publicidade na internet. Isso pode limitar o alcance das suas páginas e posts patrocinados.   

No nosso caso, o tema utilizado pelo WordPress não é compatível com o AMP. Por isso o plugin utiliza um “tema” próprio que faz com que os posts do blog possam ser exibidos neste formato.


Quer ver como fica um post no formato AMP?

Basta abrir um post qualquer no celular. A velocidade de carregamento realmente é incrível.

E os anúncios neste formato? Como ficam?!

Os anúncios (Google Ads) no AMP possuem formatos específicos e podem ser incorporados.

No nosso caso, a ferramenta atual, o Advanced Ads, permite essa integração mediante a adição de uma ferramenta paga para incorporar anúncios em post AMP.

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