Biólogo indonésio cria sacola que se transforma em comida de peixe

O biólogo indonésio Kevin Kumala desenvolveu uma sacola feita de mandioca que, se jogada no mar, vira alimento para peixes. O material parece plástico, mas não prejudica em nada o meio ambiente e os oceanos. Após a pandemia, o interesse por ela tem crescido muito. Sacolas que, além de não poluírem os mares, transformam-se em água e comida para pessoas e animais. A ideia, benéfica para o meio ambiente, é do biólogo indonésio Kevin Kumala.

Depois de anos nos Estados Unidos, Kevin Kumala retornou a Bali, mas ficou chocado com o cenário que encontrou. As praias sem limites e as águas cristalinas do mar deram lugar a resíduos de todos os tipos, sendo o plástico o campeão. A situação não é novidade em muitos países e vem se confirmando como um fenômeno global, tanto que já existem diversas ações mundo afora voltadas para a limpeza dos oceanos.

O biólogo então passou a se dedicar ao desenvolvimento e venda de produtos que aparentam ser feitos de plástico, mas têm como matéria-prima o tubérculo, material que causa nenhum prejuízo ao meio ambiente e ainda serve de alimento para os peixes.

Em 2014 ele criou a empresa Avani Eco, e através dela, Kevin vende sacolas, canudos, talheres, copos e embalagens, todos feitos unicamente com materiais sustentáveis e com o seu tempo de decomposição em apenas 100 dias.

“Nossos sacos de mandioca de tamanho médio podem transportar até 8 libras (3,5 kg) se transportar produtos secos”, diz o perfil oficial da empresa no Instagram.

Segundo o site dela, a empresa já substituiu cerca de três toneladas de produtos não sustentáveis desde 2016.

“Nós buscamos continuamente nos tornar uma ponte para ajudar e encorajar comunidades e negócios a produzirem iniciativas que gerem um impacto sustentável para o meio ambiente. Encorajando o uso do termo ‘responsável’ como um valor central dos três fatores chave: reduzir, reutilizar, reciclar”.

Como a Agência Orca também busca desenvolver um trabalho que cuida dos oceanos e mares, saber desta notícia é simplesmente magnífico. Acredita em 2022 que a tecnologia deve servir para facilitar a vida dos humanos e criar oportunidades de salvar o planeta.
Silvio Carvalhal
Silvio Carvalhal

Colunista de Sustentabilidade

ASSINE NOSSO BLOG

Publicidade

Mais recentes

Categorias

Instagram Orca

Publicidade
Publicidade

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: