Biólogo indonésio cria sacola que se transforma em comida de peixe e é uma das novidades que a Agência Orca deseja conhecer de perto e divulgar sempre. O biólogo indonésio Kevin Kumala desenvolveu uma sacola feita de mandioca que, se jogada no mar, vira alimento para peixes. O material parece plástico, mas não prejudica em nada o meio ambiente e os oceanos. Após a pandemia, o interesse por ela tem crescido muito. Sacolas que, além de não poluírem os mares, transformam-se em água e comida para pessoas e animais. A ideia, benéfica para o meio ambiente, é do biólogo indonésio Kevin Kumala.

Depois de anos nos Estados Unidos, Kevin Kumala retornou a Bali, mas ficou chocado com o cenário que encontrou. As praias sem limites e as águas cristalinas do mar deram lugar a resíduos de todos os tipos, sendo o plástico o campeão. A situação não é novidade em muitos países e vem se confirmando como um fenômeno global, tanto que já existem diversas ações mundo afora voltadas para a limpeza dos oceanos.

O biólogo então passou a se dedicar ao desenvolvimento e venda de produtos que aparentam ser feitos de plástico, mas têm como matéria-prima o tubérculo, material que causa nenhum prejuízo ao meio ambiente e ainda serve de alimento para os peixes.

Em 2014 ele criou a empresa Avani Eco, e através dela, Kevin vende sacolas, canudos, talheres, copos e embalagens, todos feitos unicamente com materiais sustentáveis e com o seu tempo de decomposição em apenas 100 dias.

“Nossos sacos de mandioca de tamanho médio podem transportar até 8 libras (3,5 kg) se transportar produtos secos”, diz o perfil oficial da empresa no Instagram.

Segundo o site dela, a empresa já substituiu cerca de três toneladas de produtos não sustentáveis desde 2016.

“Nós buscamos continuamente nos tornar uma ponte para ajudar e encorajar comunidades e negócios a produzirem iniciativas que gerem um impacto sustentável para o meio ambiente. Encorajando o uso do termo ‘responsável’ como um valor central dos três fatores chave: reduzir, reutilizar, reciclar”.

Como a Agência Orca também busca desenvolver um trabalho que cuida dos oceanos e mares, saber desta notícia é simplesmente magnífico. Acredita em 2022 que a tecnologia deve servir para facilitar a vida dos humanos e criar oportunidades de salvar o planeta.
Silvio Carvalhal
Silvio Carvalhal

Colunista de Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *