Trabalhar na produção de conteúdo para as redes sociais é um desafio constante!

Se você é um Social Media ou uma empresa que utiliza as redes sociais como fonte de divulgação e trabalho, deve estar sabendo da última notícia que o Facebook suspendeu a credencial do API da empresa Mlabs junto aos produtos e App do Facebook. Com isso Facebook suspende 39 milhões de posts de clientes da mLabs. Fontes seguras afirmam que a rede social (Facebook) alegou que a empresa mLabs violou os termos de uso do Facebook e do Instagram; mais de 330 mil páginas foram afetadas.

Os usuários do MLabs nas últimas semanas estão tendo surpresas não muito agradáveis quanto à funcionalidade da ferramenta. A vida dos social medias e usuários do MLabs virou de cabeça para baixo nos últimos dias, com as funções do Facebook e Instagram que foram desativadas da ferramenta.

Os efeitos dessa decisão podem ser irreversíveis e decisivas para empresas.

Cada vez mais as redes sociais querem que você fique o máximo de tempo navegando dentro delas, degustando seu infinito menu de possibilidades, e apresentando sempre um conteúdo minuciosamente escolhido de acordo com suas preferências, construídos com dados coletados por meio de acessos já realizados.  E com a intenção que isso seja cada vez mais frequente e intenso, nessas últimas semanas o Facebook limou diversos recursos oferecidos na plataforma MLabs como agendamentos de publicações no feed, stories e agendamento de IGVT e Reels, no Instagram, sendo esse último o carro chefe do engajamento da rede social nos últimos tempos.

Mas como o Facebook não tira nada sem dar algo em troca, para não deixar seus usuários e criadores de conteúdo literalmente na mão, a ferramenta Suite, do pacote Business do Facebook, teve um upgrade para atender aos órfãos da MLabs. A ferramenta, gratuita inclusive, já existia, porém, era pouco utilizada e divulgada, mas com esse término de relacionamento saudável entre o Facebook e MLabs foi a tábua de salvação da galera que vive de programar publicações.

O que acontecerá após essa decisão do facebook?

Entretanto, nem tudo são flores, a versão mais completa do Facebook Business Suite ainda não tem todas as funcionalidades, que o MLabs em seus tempos áureos disponibilizava para os seus assinantes, como o tão aclamado agendamento de Reels. E as notícias não tão boas assim não param por aí, algumas contas gerenciadoras de páginas do Facebook, ainda não tem disponível para utilização o suíte, segundo o blog do Facebook Business o Suite estará disponível para todos os usuários até setembro de 2021. Com essa separação, nada amigável, do Facebook do MLabs o objetivo da ferramenta vem sendo conquistado, o usuário passar a maior parte do tempo navegando e utilizando as ferramentas dentro da própria plataforma, ou seja, o Facebook nos quer como hamsters de estimação correndo em nossa roda, mas sem sair da própria gaiola.


Kelly Gomes – Social Media Maneger na Agência Orca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *