NOVA ESPÉCIE DE ORCA ENCONTRADA!

Crédito da Foto: J.-P. Sylvestre.
Crédito da Foto: J.-P. Sylvestre.

Essa baleia assassina de aparência estranha é uma espécie nova, dizem os especialistas. Você pode ver a diferença?

As misteriosas orcas Tipo D vistas ao largo do Chile são “altamente prováveis” de serem uma nova espécie, de acordo com alguns pesquisadores.

Encontrado em algumas das latitudes mais inóspitas da Terra, não é de admirar que essas criaturas misteriosas tenham permanecido não descritas pela ciência por tanto tempo.

Em 1955, um grupo de 17 animais foi encontrado encalhado na costa de Paraparaumu, na Nova Zelândia. Embora parecessem baleias assassinas, eram decididamente diferentes. Suas cabeças eram mais redondas e exibiam uma pequena tapa-olho branca, e eles tinham uma nadadeira dorsal estreita e mais pontuda. Os cientistas nunca haviam descrito uma espécie como esta antes … e assim, o mistério começou.

Os pesquisadores especularam que as criaturas incomuns podem ter sido uma aberração genética das baleias assassinas comuns – que, apesar do nome, são na verdade da família dos golfinhos.

Em 2005, um cientista francês mostrou algumas fotos a Bob Pitman, pesquisador do Southwest Fisheries Science Center da NOAA Fisheries em La Jolla, Califórnia. As imagens revelaram algumas baleias assassinas de aparência estranha que foram vistas roubando peixes de linhas de pesca comercial no sul do Oceano Índico. Notavelmente, eles tinham os mesmos tapa-olhos exclusivos e cabeças arredondadas.

Baleias assassinas tipo D

Agora, uma equipe internacional de cientistas viu os animais – conhecidos como baleias assassinas Tipo D – em ação e acredita que se trata de uma espécie até agora não descrita pela ciência. Depois de esperar as tempestades perpétuas do Cabo Horn, ao largo do sul do Chile, a expedição conseguiu coletar três amostras de biópsia, pequenos pedaços de pele retirados das baleias com um dardo de besta. As amostras serão analisadas para confirmação da nova espécie.

As baleias foram vistas vivas por cientistas pela primeira vez em janeiro
Por décadas, houve contos de pescadores e turistas, até mesmo muitas fotos, de uma misteriosa baleia assassina que simplesmente não se parecia com todas as outras, mas os cientistas nunca tinham visto uma.

Possivelmente o último grande animal não descrito

Com base em todas as informações coletadas, a expedição foi lançada. E embora o navio Australis tivesse que esperar mais de uma semana de tempestades, seu encontro com um grupo de criaturas elusivas claramente valeu a pena.

À medida que mais espécies parecem estar cada vez mais em espiral em direção à extinção, é encorajador saber que o oceano é o lar de mais mistérios do que jamais saberemos. Embora Pitman diga que este pode ser o maior animal não descrito que restou no planeta, suponho que haja um mundo inteiro de criaturas no mar que mal podemos imaginar. Por enquanto, é bom que uma baleia assassina desconhecida com um tapa-olho minúsculo possa nos lembrar disso.

Uma foto rara de baleias assassinas tipo D da Ilha da Geórgia do Sul, mostrando suas cabeças rombas e minúsculos olhos.

Publicidade

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Open chat
Posso ajudar?
%d blogueiros gostam disto: