O QUE É A DÉCADA DO OCEANO

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA DÉCADA DO OCEANO?

Em 2021 a ONU lançou a Década do Oceano como incentivo a distribuição de informações, criação de soluções sustentáveis e também corroborar novas práticas de extração dos recursos vindos do mar.

Para quem não sabe os oceanos cobrem mais de dois terços do planeta, ainda assim temos um conhecimento bastante reduzido das profundezas do mar e seus mistérios. Para inverter a situação e colocar todos os países no mesmo barco, a Organização das Nações Unidas deu início à Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável, que promete “criar o oceano que queremos” até 2030.

Na hora de lançar a iniciativa, António Guterres disse ser “tempo de uma revolução na ciência dos oceanos”. De acordo com o Secretário-geral da ONU, “a Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável será uma década inclusiva, incorporando conhecimentos especializados a todos os níveis, incluindo conhecimentos indígenas vitais”.


Essa década construirá uma estrutura comum para garantir que a ciência oceânica possa apoiar os países na implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável; proporcionará uma oportunidade para criar um alicerce, por meio da interface ciência-política, para fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefício da humanidade.

CURIOSIDADE SOBRE OS OCEANOS

Estima-se que 80% do oxigênio da Terra é produzido nos oceanos. A maior parte dessa produção é realizada pelo plâncton oceânico, ou seja, plantas a deriva, algas e algumas espécies de bactérias que podem realizar fotossíntese, sendo assim nós chamamos os oceanos de a Amazônia azul.

As florestas e matas Amazônicas em conjunto com os oceanos criam uma espécie de balança natureza que regular o funcionamento do planeta e a filtração do ar de nossa biosfera. Acreditamos não ser atoa que grandes instituições tenham salientado a importância de cuidarmos dos oceanos.

Curiosamente, existe uma espécie de bactéria nos oceanos que, sozinha, produz até 20% do oxigênio existente em toda a nossa biosfera. Essa é uma porcentagem maior do que aquela produzida por todas as florestas tropicais combinadas.


O PRIMEIRO PASSO PARA UM MUNDO MELHOR

Sabemos que atitudes individuais como: Reduzir o tempo do seu banho, para de utilizar canudos e plásticos em geral, geram apenas 2% de resultados ambientais que precisamos. A poluição dos mares e oceanos, rios e afluentes são causadas em sua maioria pela indústria. 

As indústrias são responsáveis pelo mau uso de 70% da água brasileira, portanto, conhecer a marca, sua forma de produção e responsabilidade ambiental é super importante nessa luta para que exista um futuro.

Reclame, lute, cancele empresas, sistemas, indústrias que destroem o meio ambiente!


Silvio Carvalhal
Silvio Carvalhal

Colunista de Sustentabilidade

ASSINE NOSSO BLOG

Publicidade

Mais recentes

Categorias

Instagram Orca

Publicidade
Publicidade

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: