O que é Planejamento Estratégico de Marketing?

ENTENDA TUDO SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING EM APENAS 8 PASSOS!

Para iniciar esse conteúdo não poderia deixar de falar que a palavra “Marketing” surgiu na crise de 1930 como conjunto de ferramentas de venda, para escoar produtos encalhados, por causa da recessão. Então Planejamento de Marketing em suma deve focar na solução de problemas estratégicos da marca, produto ou instituição.

Planejamento estratégico de marketing: o que é, sua importância e como fazer em 8 passos

O planejamento estratégico de marketing pode ser definido como um esquema que vai estruturar todas as ações que uma empresa precisará colocar em prática para resolver questões como promover sua marca e suas soluções, comunicar uma mensagem para o seu público-alvo e atrair novas oportunidades de venda.

Separei 8 itens que são importantes para se elaborar um planejamento estratégico de Marketing que são estes:

  1. Construa a sua buyer persona (Avatar ou Público-alvo) ou tudo isso junto;
  2. Analise os ambientes interno e externo da sua empresa como (Análise SWOT) ;
  3. Estabeleça o seu Mix de Marketing (Quais ferramentas e mídias usar);
  4. Defina seus objetivos (busque resolver problemas bem identificados);
  5. Monte um plano de ação;
  6. Estabeleça um cronograma
  7. Defina o orçamento (Esse sugiro ser o primeiro passo, mas está em 7 porque é o mais fácil)
  8. Determine o mecanismo para monitorar a execução do planejamento (Contrate uma Agência, caso não tenha equipe interna, senão, não dará certo, confia em mim).

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Passo 1 – BUYER PERSONA (Avatar ou Público-alvo)

buyer persona é uma representação fictícia daquilo que você considera ser o perfil de cliente ideal da sua empresa. É para ela que você vai destinar seu discurso e seus esforços de marketing. Chamamos também de “Avatar” imaginando características de uma pessoa real, nome, gostos, desejos e dificuldades. Buscamos também não confundir com Público-alvo dos antigos briefings de publicidade e marketing.

E, para colocar essa representação no papel, é muito importante responder perguntas como:

  • Quais são seus desafios;
  • Qual estilo de vida, propósito e ambição;
  • Quais são seus principais interesses;
  • Qual seu papel dentro da empresa e qual seu poder de decisão ou influência;
  • Como se informa ou busca recomendações;
  • Quais são seus valores;
  • Qual a visão da empresa ele tem. 

Cabe lembrar que sua empresa pode ter mais de uma buyer persona (Avatar), de acordo com suas linhas de produto ou perfis de público decisor e influenciador (Segmento). 

Passo 2 – ANÁLISE INTERNA E EXTERNA

O segundo passo da elaboração do seu plano estratégico de marketing consiste em fazer uma análise aprofundada dos ambientes interno e externo do seu negócio, enxergando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.

É a partir desse momento que você terá um pouco mais de clareza sobre que estratégias funcionam melhor para a sua empresa, quais são seus trunfos e desvantagens e que resultados seu time de marketing é capaz de alcançar.

Passo 3 – MIX DE MARKETING

O Mix de Marketing, também conhecido como 5 Ps do Marketing, se refere a 5 aspectos fundamentais que devem ser considerados no seu planejamento, a pouco tempo foi acrescido no processo também o “P”de Persona.

  • Produto: solução comercializada
  • Preço: valor cobrado pela solução
  • Praça: locais em que a sua solução será comercializada;
  • Promoção: estratégias e canais utilizados para promover suas soluções
  • Persona: é um dos passos importantes no processo.

Passo 4 – OBJETIVOS

Defina quais os resultados você pretende alcançar com suas estratégias de marketing. Seja razoável e evite traçar objetivos impossíveis ou muito fáceis.

Nesta hora, cabe lembrar das metas S.M.A.R.T, que correspondem ao acrônimo:

  • S (specific): específica
  • M (measurable): mensurável
  • A (attainable): atingível
  • R (relevant): relevante
  • T (time based): temporal

Portanto, não basta definir objetivos, eles precisam ser bastante específicos, mensuráveis, viáveis de atingir, relevantes para o negócio e com um tempo para serem cumpridos.

Passo 5 – PLANO DE AÇÃO

Com os objetivos de marketing bem definidos, elabore o plano de ação para atribuir responsabilidades. Estabeleça nele o que deve ser feito, quando e como. Alguns pontos são essenciais para esta etapa do desenvolvimento:

  1. Planejamento de Mídia;
  2. Metas Mensuráveis;
  3. Oportunidades de mercado;
  4. Dores do público;
  5. Definir responsáveis;
  6. Metodologia;
  7. Lista de tarefas.

Passo 6 – CRONOGRAMA

O seu plano de marketing também deve conter um cronograma com os prazos para execução das estratégias bem definidos e com margem realista. Para isso, contar com ferramentas de gestão de projetos será essencial e aqui dou um dica de uma ferramenta gratuita e extremamente importante chamada: Trello

Passo 7 – DEFINA ORÇAMENTO (Budget)

De acordo com cada empresa um valor mensal deve ser destinado ao investimento em Marketing e Publicidade, preparamos um conteúdo que define bem essa relação de valor e porte da empresa, confira: Quanto devo investir em Marketing Digital? É importante inserir o orçamento destinado para cada etapa e estratégia do plano de marketing e que sejam suficientes. Ou seja, quanto de dinheiro você tá disposto a investir no marketing e quanto você espera ter de retorno.

Passo 8 – MONITORAR E EXECUÇÃO

Por fim, é necessário determinar como será feito o acompanhamento das estratégias previstas no seu planejamento e marketing. Por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs), por exemplo, será possível avaliar a eficácia das suas ações e fazer os ajustes necessários para potencializar seus resultados. Uma ferramenta necessária para acompanhar os resultados das campanhas e estratégias são as ferramentas de CRM – Customer Relationship Management que possibilitam acompanhar o caminho tomado pelo público após ser impactado com as estratégias. Assim como essas dicas hoje temos inúmeras formas de

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