Quanto devo investir em Marketing Digital?

Como saber o valor mínimo, estratégias, ferramentas de marketing que devo utilizar em minha empresa para que ela cresça, divulgue e venda mais?

EMPRESAS DE TODOS TAMANHOS NECESSITAM DE MARKETING DIGITAL E SE VOCÊ AINDA NÃO INVESTE JÁ PASSOU DA HORA.

De acordo com relatórios como o Forrester Research e da eMarketerempresas já consolidadas no mercado devem investir de 6 a 12% do faturamento em marketing digital. Enquanto isso, empresas menos conhecidas devem se preparar para um investimento um pouco maior: de 12% a 20% do faturamento.

Sobre os dados atuais de quanto uma empresa deve investir em marketing digital é identificado que empresas B2B investem cerca de 8% de seu faturamento. Enquanto empresas B2C alocam 9,2% no setor.

Em nossas reuniões com clientes, buscamos sempre mostrar o lado importante de planejar o investimento e sugerimos que todos façam como a Agência Orca faz, nós separamos 10% de tudo que produzimos para que seja revestido em melhorias na área de marketing e investimentos em novas ferramentas.

Como planejar o investimento em marketing?

Como já disse: o investimento em marketing vai variar de empresa para empresa, e fatores como os objetivos estratégicos e o tipo de negócio podem afetar esse percentual, assim como o tamanho da empresa. Se você está começando do zero é necessário investir mais capital na área de Publicidade e Marketing para seu negócio.

Em um check-list para iniciantes deve-se considerar o investimento em:

  • Criação da logomarca;
  • Desenvolvimento do site;
  • Construção de materiais gráficos como cartões de visita;
  • Edição e gestão de mídias sociais.

Em um segundo momento é importante incluir no plano de investimento as ações contínuas que devem fazer parte de seu planejamento mensal de negócio. Entre elas:

  • Campanhas de lançamento ou de reforço;
  • Criação da plataforma de vendas;
  • SEO;
  • Gestão de Campanha Digital;
  • Tráfego pago como Google Ads e Facebook Ads;
  • Gestão de e-mail marketing;
  • Gestão de marketing de conteúdo;
  • CRM – Custumer Relationship Management.

De acordo com o calendário promocional (Data comemorativas) existem períodos do ano, que podem exigir mais investimento em Marketing como por ex: Natal e Dia das Mães que para o comercio são datas que exigem uma atenção especial.

Para conhecer as datas que são relevantes para sua empresa e que podem mexer com a sua necessidade de investimento, faça o DOWNLOAD do nosso calendário promocional de 2021.

Essas oportunidades promocionais como estas tem uma porcentagem maior de investimento, porque seus concorrentes também estarão em busca de alcançar mais clientes.

Tenha seu planejamento estratégico de marketing

Além do entendimento sobre seus objetivos é importante que você realize um planejamento estratégico de marketing digital completo.

A leitura do artigo “O que é Planejamento Estratégico de Marketing? Passo a passo para ficar à frente da concorrência”, irá te ajudar a complementar seu entendimento sobre essa ferramenta.

Com um plano de marketing responder quanto uma empresa deve investir em marketing fica mais fácil, afinal, você considera aspectos como:

  • Público que deseja atingir;
  • Tendências do mercado;
  • Retorno sobre investimento de cada ação (ROI);
  • Vantagens e desvantagens competitivas do seu negócios;
  • Canais de marketing disponíveis e relevantes e mais.

Entre as vantagens do marketing digital está a possibilidade de acompanhar as métricas em tempo real, identificando as ações que trazem melhores resultados para a empresa.

Dessa forma, seu negócio pode otimizar o valor investido, priorizando ações que trazem melhores resultados.

Gostou das nossas dicas para você definir quanto uma empresa deve investir em marketing? A Agência Orca é uma empresa especialista em marketing que vai te ajudar a aumentar os resultados de seus investimentos em marketing digital.

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