Algoritmo do Instagram

Entenda como funciona o Algoritmo do Instagram para a classificação de conteúdos

Em junho o head do Instagram Adam Mosseri escreveu um artigo explicando o funcionamento do algoritmo do Instagram. O objetivo era sanar as principais dúvidas dos usuários sobre o porque alguns conteúdos aparecem ou não para os seus seguidores.

Um conteúdo detalhado e explicativo que nos ajuda a compreender quais critérios o algoritmo do Instagram utiliza para classificar conteúdos nos diferentes feats da plataforma como Feed, Stories, Reels e Explorar.

O Algoritmo do Instagram

Se engana quem pensa que o Instagram tem um único algoritmo que classifica todo o conteúdo que aparece na plataforma e define o que os usuários vão ver ou não.

O próprio Instagram revelou que para personalizar a experiência dos usuários há um algoritmo diferente para cada feat. Muito disso é porque o Instagram entende que para cada um deles existe um comportamento de consumo diferente e o algoritmo deve levar isso em consideração.

Por exemplo, no Reels o que guia o algoritmo do Instagram para classificar o conteúdo são vídeos que irão divertir os usuários. Assim, o objetivo da ferramenta é diversão. Agora, no Explorar a palavra de comando é descoberta. O algoritmo do Instagram concentra seus esforços em mostrar novos conteúdos interessantes de pessoas que os usuários não seguem.

Adam ainda conta que quando a plataforma foi lançada o algoritmo do Instagram classificava os conteúdos apenas de forma cronológica. Mas após diversas atualizações o algoritmo do Instagram conseguiu interpretar com mais precisão o comportamento de consumo dos usuários nos diversos recursos do app. O intuito é classificar o conteúdo que as pessoas acharão mais interessante.

Algoritmo no Feed e Stories

Com o passar dos anos o Instagram conseguiu entender que no Feed e Stories os usuários esperam ver conteúdos de pessoas próximas, amigos, familiares e conhecidos.

A classificação desse conteúdo se resume em hierarquizar as publicações compartilhadas recentemente pelas pessoas que você segue. 

As demais informações das publicações e dos perfis são agrupadas no que o Instagram chama de “sinais”. Há diversas informações que podem ser interpretadas como sinais de uma publicação. Por exemplo, horário de publicação, se o conteúdo foi publicado por um dispositivo móvel ou pela web e quantidade de curtidas recebidas. Para então o conteúdo ser classificado e aparecer para os usuários.

O algoritmo do Instagram no Feed e Stories estabelece os sinais e em seguida trabalhará para entender qual a probabilidade de você interagir com determinada publicação

Os sinais do Feed e do Instagram em ordem de prioridade são:

  • Informações sobre a publicação: são sinais incluem a popularidade do conteúdo medido em curtidas e informações mais tangíveis sobre a publicação. Como, o horário de publicação, duração em caso de vídeo e localização.
  • Informações sobre a pessoa que publicou: aqui o Instagram captará informações sobre o grau de seu interesse no conteúdo de alguém. Um sinal importante é a frequência de interação com o conteúdo de alguém nas últimas semanas.
  • Sua atividade: esse sinal ajuda o Instagram a compreender qual conteúdo pode ser do seu interesse ou não. Ele inclui o número de publicações que você curtiu.
  • Seu histórico de interação com alguém: estes são sinais sobre o seu nível de interesse nas publicações de uma pessoa específica.

Algoritmo no Explorar

O Instagram revela que a grade do explorar foi idealizada para fazer as pessoas descobrirem conteúdos novos de perfis que elas não seguem.

Primeiramente, o Instagram irá classificar o conteúdo que pode te interessar. Logo após, o Instagram encontra fotos e vídeos que podem ser relevantes para os usuários. Portanto, os sinais que o Algoritmo do Instagram considera são as publicações que você curtiu, salvou ou comentou.

Por fim, após a classificação de um conjunto de publicações que você pode ter interesse o Instagram classifica esse conteúdo na ordem de relevância.

Enfim, o Instagram afirma que as ações mais importantes no Explorar para fazer previsões são: curtidas, salvamentos e compartilhamentos.

Os sinais do Explorar em ordem de importância:

  • Informações sobre a publicação: este sinal abrange a popularidade de uma publicação em curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos. Bem como a velocidade e quantidade de curtidas em um conteúdo. Esses sinais têm uma importância maior no Explorar do que nos outros feats do Instagram.
  • Seu histórico de interação com a pessoa que fez a publicação: no explorar as publicações são 100% de pessoas que você não segue. Ainda assim, o Instagram considera se você já interagiu com algum outro post deste perfil e pode demonstrar interesse em posts futuros.
  • Sua atividade: os sinais incluem publicações que você curtiu, salvou ou que receberam comentários seus, além de como você interagiu com as publicações no Explorar anteriormente.
  • Informações sobre a pessoa que publicou: aqui o Instagram analisa a frequência que as pessoas interagiram com uma publicação de alguém. O objetivo é encontrar conteúdos interessantes de diversas pessoas.

Algoritmo no Reels

O Reels foi criado para o divertimento dos usuários. Este recurso segue a mesma lógica do Explorar. Ele tende a mostrar conteúdos de diferentes pessoas que você não segue.

Em um processo similar ao Explorar, o Algoritmo do Instagram primeiro classifica um conjunto de posts que você pode ter interesse e depois os coloca no seu perfil para aparecer por ordem de prioridade.

Os sinais mais relevantes no Reels são a provabilidade de você assistir a um vídeo até o fim, curti-lo, achar ele engraçado ou interessante e acessar a página de áudio.

Os principais sinais do Reels em ordem de importância são:

  • Sua atividade: o Instagram analisa os vídeos do Reels que você curtiu ou comentou e interagiu de alguma forma.
  • Seu histórico de interação com a pessoa que fez a publicação: o Reels segue a mesma lógica que o explorar e mostra os conteúdos de pessoas que você não segue. No entanto, se você interagiu com algum post de determinado perfil isso demonstra o seu interesse no que ela tem a oferecer.
  • Informações sobre o vídeo do Reels: estes são sinais mais concretos sobre a publicação como duração, qualidade do vídeo e áudio. Portanto, inclui também a qualidade da imagem na exibição em tela cheia e a popularidade do conteúdo.
  • Informações sobre a pessoa que publicou: assim como o Explorar, o Algoritmo do Instagram consegue trabalhar para identificar conteúdos que sejam interessantes para os usuários de uma grande variedade de pessoas.

Por mais que compreender o funcionamento do algoritmo do Instagram seja importante essa é apenas uma parte para a produção de conteúdos relevantes na plataforma.

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